A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, por meio da Tocantins Carbono SPE Ltda (Tocar) anunciou a abertura do processo seletivo para o credenciamento de colaboradores que atuarão nas etapas do Programa Jurisdicional de REDD+ no Estado do Tocantins. A seleção visa formar e capacitar profissionais para atuar nas fases de Consulta Livre, Prévia e Informada do programa, com diversas funções disponíveis para aqueles que tenham experiência com povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares da região.
O edital, publicado pela Tocar, estabelece sete funções disponíveis para o credenciamento: Coordenador(a) de Equipe de Campo, Moderador(a), Relator(a), Tradutor(a) para línguas indígenas, Técnico(a) em Comunicação, Recreador(a) e Articulador(a) Comunitário(a). Para se inscrever, os candidatos devem comprovar experiência prévia com os povos e comunidades do Tocantins, conforme as especificações do edital.
As vagas são voltadas para pessoas físicas ou jurídicas que atendam aos critérios estabelecidos no documento. Os selecionados formarão um credenciamento para colaboradores que poderão atuar nas etapas de consulta do Programa de REDD+.
Processo Seletivo e Inscrições
O processo seletivo será realizado em duas etapas: análise curricular e aprovação em um curso de formação, cujos detalhes podem ser consultados no cronograma disponibilizado no anexo do edital. O período de inscrições vai de 13 a 27 de janeiro de 2025, com inscrição exclusiva pela internet, no site oficial da Semarh.
REDD+
O Programa Jurisdicional de REDD+ do Estado do Tocantins tem como principal objetivo a implementação de medidas para o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental, visando a redução das emissões de gases de efeito estufa oriundas do desmatamento e degradação florestal.
Os profissionais selecionados terão a oportunidade de atuar em um dos maiores projetos de preservação ambiental do estado, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da governança ambiental no Tocantins.
Os interessados podem acessar todos os detalhes sobre o processo seletivo, incluindo requisitos, atribuições, carga horária das funções e formulário de inscrição no edital completo disponível no site da Semarh.
Por Bárbara Andrade/Governo do Tocantins.