domingo, 06 de setembro de 2026.
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • VÍDEOS
  • ARTIGOS
  • CONTATO
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Instalação de Plugin : Ícone do carrinho precisa WooCommerce plugin para ser instalado.
  • Login
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
Sem resultados
Ver todos resultados
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Meio Ambiente

Tocantins participa da Campanha “Um Dia no Parque”

por Yuri Felipe Sousa - Jornalista
em: 24/07/2024 08:40
Cat.: Meio Ambiente
A A
Tocantins participa da Campanha “Um Dia no Parque”

(Foto: Ascom).

CompartilharCompartilhar

As atividades da Campanha foram realizadas em Unidades de Conservação, entre os dias 14 a 23 de julho de 2024

Em 2024, a campanha Um Dia no Parque, a maior ação brasileira de valorização das Unidades de Conservação (UCs), foi realizada em diversas UCs do país, com destaque para as estaduais e municipais, com o objetivo de incentivar famílias e comunidades a conhecer e se conectar com a natureza. Sob o tema “Natureza para todas as pessoas”, a iniciativa visou promover a valorização dos espaços naturais e oferecer uma oportunidade única para que o público vivenciasse experiências enriquecedoras em contato com a natureza.

No Tocantins, foram realizadas visitas e atividades no Parque Estadual do Jalapão, na Cachoeira da Velha da APA do Jalapão, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Catedral do Jalapão e também nas trilhas e mirantes do Parque Estadual do Lajeado. Anteriormente, uma grande festa ocorreu em 14/07 no Parque Estadual do Cantão para celebrar os 26 anos de criação da unidade, com destaque para as atividades lúdicas e trilhas com crianças do município de Caseara-TO.

LEIA TAMBÉM

El Niño 2026/27 acende alerta para o agro e Embrapa indica 163 medidas para reduzir riscos

Justiça anula autorizações de desmatamento em propriedades na Bacia do Rio Formoso

Desde 2018, a campanha Um Dia no Parque engajou mais de 300 mil pessoas. Em 2024, mais de 300 Unidades de Conservação participaram da campanha. No entanto, as atividades foram restritas às UCs estaduais e municipais devido à greve dos servidores federais dos órgãos ambientais. Este foi o primeiro ano em que todos os estados do Brasil fizeram inscrições no “Um Dia no Parque”, em Unidades de Conservação de diferentes categorias, como Parque, Refúgio de Vida Silvestre, Área de Proteção Ambiental, Reserva Extrativista, Reserva Particular do Patrimônio Natural, além de uma Terra Indígena e outras áreas protegidas.

Além de colaborar fortemente com a divulgação da programação das atividades das UCs do estado para a campanha “Um dia no parque” e, de participar em 2023 das atividades do Parque Estadual do Lajeado (PEL),  a Associação Onça D’água, neste ano, não esteve em uma única UC, mas fez algo diferente entre os dias 20 e 21 de julho. Circulou por municípios na região de Serra Geral, sudeste do Tocantins, onde visitou comunidades rurais que realizam práticas produtivas sustentáveis em meio ao Cerrado aberto, com as quais desenvolve práticas de apicultura, atividade demandada recentemente pelos comunitários, e apoio para o aproveitamento de frutos nativos. 

A beleza da região, entre relevos, corredeiras, matas ciliares e veredas, é de arrancar suspiros, o que certamente explica a recente guinada da movimentação de turismo de natureza em diversos municípios. É também o polo da produção de frutos cultivados, a exemplo do côco e da banana, e principal região de extração de calcário. Nesta andança, chamou atenção a florada de ipês-amarelos e o roxo da sucupira-preta se destacando na vegetação, mas também foram avistadas queimadas e lixo às margens das estradas. 

Em cinco municípios da Serra Geral existem Unidades de Conservação, em sua maioria da categoria Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), sendo elas: RPPN Minnehaha, em Almas -TO; RPPN Aurora Natura, em Aurora-TO; RPPN Fazenda Calixto, em Dianópolis-TO e Monumento Natural Municipal da Serra de Natividade, em Natividade-TO.Os municípios de Almas e Rio da Conceição são abrangidos por parte da UC Federal Estação Ecológica Serra Geral e para o município de Paranã existe a previsão de criação do Parque Estadual Águas de Paranã (http://gesto.to.gov.br/uc/80/).

“Um dia no Parque” se consolida como uma importante “vitrine” de divulgação da importância econômica, cultural e natural das unidades de conservação, no contexto da economia local e do turismo de Natureza, mas, especialmente, é um chamado para a sociedade sobre a importância da sua responsabilidade por este instrumento da política pública ambiental que visa proteger e manter vivos os ambientes naturais que sustentam a base da vida de todos os seres. 

Sobre a Coalizão Pró-Unidades de Conservação:

O Um Dia No Parque foi idealizado pela Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, a Rede Pró UC, e é realizado pela Coalizão Pró-Unidades de Conservação, que é formada por empresas e organizações da sociedade civil comprometidas com a valorização e a defesa das unidades de conservação e que juntam forças anualmente para a realização dessa importante ação. A Coalizão é formada pela Rede Pró UC, WWF-Brasil, Fundação SOS Mata Atlântica, Instituto Semeia, Fundação Grupo Boticário, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, TNC Brasil, Imaflora e Conservação Internacional.

Segundo Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC e idealizadora do Um Dia no Parque, para muitas Unidades de Conservação estaduais e municipais, a campanha de 2024 foi uma oportunidade para ter mais visibilidade e mostrar o trabalho realizado junto à comunidade local. “Quando esta comunidade visita as UCs, passa a entender a importância dessas áreas para a qualidade de vida e forma um laço com elas. Este foi um dos nossos objetivos, que cada pessoa se tornasse protetora das Unidades de Conservação. Além, é claro, de promover o turismo de natureza, gerando emprego e renda, que é uma forma de ajudar a preservar as áreas”, afirmou.


Sobre a Associação Onça D’água

A Associação Onça D’água de Apoio à Gestão e ao Manejo das Unidades de Conservação do Tocantins tem como objetivo apoiar e fortalecer essa política pública; promover a defesa, a preservação e conservação da biodiversidade, a educação ambiental e o resgate dos valores culturais.

Site: oncadagua.org.br   Instagram:@aoncadagua

Mais informações:

Site da Coalizão Pró-UCs: https://www.unidoscuidamos.com/

Instagram: @umdianoparqueoficial

Tags: DáguaMeio ambienteOnçaTocantinsUm Dia No Parque
Anterior

Órgãos estaduais discutem regularização de áreas desmatadas no Estado

Próximo

Tocantins destaca o crescimento do cultivo de gergelim

Yuri Felipe Sousa - Jornalista

OUTRAS MATÉRIAS

Enchentes no RS não estão associadas apenas ao El Niño
Meio Ambiente

El Niño 2026/27 acende alerta para o agro e Embrapa indica 163 medidas para reduzir riscos

01/09/2026
Justiça anula autorizações de desmatamento em propriedades na Bacia do Rio Formoso
DESTAQUE

Justiça anula autorizações de desmatamento em propriedades na Bacia do Rio Formoso

28/08/2026
Sebrae, órgãos públicos e gestores discutem caminhos para os resíduos sólidos no Tocantins
Meio Ambiente

Sebrae, órgãos públicos e gestores discutem caminhos para os resíduos sólidos no Tocantins

27/08/2026
Dia do Cerrado: fogo queimou área do bioma maior do que a de países como Chile e Turquia nos últimos 39 anos
DESTAQUE

Com El Niño, Tocantins define áreas prioritárias para prevenção de incêndios florestais

20/08/2026
Fiscalização verifica captação de água em propriedades rurais na Bacia do Rio Formoso
Meio Ambiente

Fiscalização verifica captação de água em propriedades rurais na Bacia do Rio Formoso

19/08/2026
Divulgada a lista de entidades que integrarão o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal/Cantão
Meio Ambiente

Tocantins integra levantamento que aponta queda de processos por crimes contra a flora na Amazônia Legal

18/08/2026
Próximo
Frísia e cooperados destacam os benefícios do gergelim como opção para segunda safra

Tocantins destaca o crescimento do cultivo de gergelim

Pronaf 2023/2024 investe R$ 305,6 milhões na agricultura familiar no Tocantins

Pronaf 2023/2024 investe R$ 305,6 milhões na agricultura familiar no Tocantins

Sebrae capacita empreendedores para receberem turistas no Bico do Papagaio

Sebrae capacita empreendedores para receberem turistas no Bico do Papagaio

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boletim Climático da Secretaria do Meio Ambiente registra 32 focos de incêndio em 20 municípios

Produtores rurais devem se adequar a novas regras de prevenção a incêndios; entenda as exigências

04/09/2026
Bloqueio da UE ameaça exportações brasileiras de produtos de origem animal e acende alerta no agro

Bloqueio da UE ameaça exportações brasileiras de produtos de origem animal e acende alerta no agro

04/09/2026
Eleições 2026: Laurez Moreira apresenta propostas para o agronegócio e a agricultura familiar do Tocantins

Eleições 2026: Laurez Moreira apresenta propostas para o agronegócio e a agricultura familiar do Tocantins

03/09/2026
Pequi-UFT passa a integrar comitê de inovação do agro no Tocantins

Pequi-UFT passa a integrar comitê de inovação do agro no Tocantins

02/09/2026
Jaime Café é exonerado da Secretaria de Agricultura de Palmas; Miguel Barros assume pasta

Jaime Café é exonerado da Secretaria de Agricultura de Palmas; Miguel Barros assume pasta

02/09/2026

LEIA TAMBÉM

Eleições 2026: Vicentinho Júnior apresenta propostas para o agronegócio e a agricultura familiar do Tocantins

Eleições 2026: Vicentinho Júnior apresenta propostas para o agronegócio e a agricultura familiar do Tocantins

02/09/2026
Criadores poderão comprar sorgo, farelo de soja e outros insumos pelo programa da Conab

Conab seleciona empresas para venda de farelo de soja destinado à alimentação animal

02/09/2026
Crise do arroz contrasta com o bom desempenho da safra de grãos no país

Preço do arroz avança em agosto e atinge maior nível desde abril de 2025

02/09/2026
Conecta Agro reúne produtores em Colinas com foco em gestão, mercado e inovação

Conecta Agro reúne produtores em Colinas com foco em gestão, mercado e inovação

02/09/2026

SOBRE

Tocantins Rural
Tocantins Rural

O objetivo desse site é fazer com que o produtor, o lojista, o pesquisador e o investidor fiquem bem informados sobre o que acontece no Tocantins quando o assunto é agronegócio e agricultura familiar.

EDITORIAS

  • Agricultura
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Estadual
  • Inovação
  • Meio Ambiente
  • Nacional
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Política

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Acervo
  • Média Kit
  • Contato

ATENDIMENTO

Segu-Sex: 08h-18h
(63) 98447-6190
[email protected]

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Artigos
  • Destaques
  • Inovação
  • Estadual
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Nacional
  • Vídeos

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.