A Universidade Federal do Tocantins (UFT) comemora a aprovação do financiamento junto à FINEP para a construção do Parque Tecnológico PEQUI – Parque de Empreendedorismo, Qualidade Socioambiental e Inovação Tecnológica. Com um investimento de quase R$ 15 milhões, o projeto será implantado no câmpus da UFT em Palmas, em uma área de aproximadamente 1.300 m², e nasce com o compromisso de transformar a realidade do Tocantins e da região Norte por meio da inovação, ciência e sustentabilidade.
Com foco estratégico em Agritechs, Foodtechs e Biotechs, o PEQUI está estruturado sobre três pilares fundamentais: agrotecnologias, biotecnologia e tecnologia de alimentos. O parque refletirá competências já consolidadas na UFT, em uma infraestrutura moderna, pensada para atrair empresas âncoras, startups e fomentar a conexão entre universidade, setor produtivo e sociedade.
O PEQUI integra o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT, que elegeu a inovação como um dos cinco desafios estratégicos da instituição para o período de 2021 a 2025. Trata-se de uma resposta concreta às demandas contemporâneas de desenvolvimento da Amazônia Legal e do MATOPIBA (região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), território reconhecido por seu enorme potencial agrícola e estratégico na produção de alimentos.
“Nosso propósito é claro: promover e consolidar um ambiente propício à inovação, ao empreendedorismo e ao avanço tecnológico. O PEQUI representa o DNA da UFT trabalhando em prol da sustentabilidade social, ambiental e econômica da região”, destacam os coordenadores do projeto.
Além de incentivar a geração, consolidação e atração de empresas de base tecnológica, o parque visa reduzir desigualdades econômicas, sociais e tecnológicas em relação a outras regiões do país. Entre os objetivos centrais estão também o aumento da oferta de empregos qualificados, a valorização da biodiversidade e da bioeconomia regional, e o fortalecimento do Tocantins como um polo de inovação e desenvolvimento sustentável.
Com mais de 50 parcerias estratégicas já estabelecidas, a UFT, por meio da INOVATO – Agência de Inovação da UFT, agradece a todos que colaboraram com a construção desta iniciativa: