A cidade de Colméia, no Tocantins, foi palco da sua 31ª exposição agropecuária, realizada de 10 a 18 de maio de 2025. Organizado pelo Sindicato Rural de Colméia, com o apoio do Sistema FAET/Senar, o evento celebrou também o 45º aniversário de emancipação do município.
O evento reuniu produtores, expositores e mais de 30 mil visitantes em uma programação que incluiu competições agropecuárias, rodeios, cavalgadas e atrações musicais, que também movimentaram o comércio local.
A feira teve início no dia 10 de maio, com a tradicional cavalgada. A concentração teve início às nove da manhã no Parque de Exposições, reunindo cavaleiros e amazonas em um desfile de 1.200 animais que percorreu as principais ruas da cidade, festejando as tradições do campo.
Durante os nove dias de feira, o público pode acompanhar diversas atividades voltadas ao agronegócio, como exposições de animais, leilões e competições técnicas. Os rodeios, com montarias em touros e cavalos, foram um dos destaques, atraindo competidores de várias regiões e proporcionando momentos de emoção e adrenalina para os espectadores.
A programação cultural também teve destaque, com shows de artistas renomados que animaram as noites da exposição, como a dupla Ícaro & Gilmar, Natanzinho Lima e Túlio Milionário.
Para o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, a feira foi a segunda exposição agropecuária do calendário da FAET em 2025 e provou que está evoluindo ano após ano. Para o presidente do Sindicato Rural de Colméia, Saulo Costa, o evento exigiu um esforço da equipe, com o apoio da Federação para ser viabilizado, mas o resultado compensou todo o trabalho realizado.
Ao final do evento, o presidente do Sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, destacou o compromisso da federação com a democratização do acesso às feiras agropecuárias no estado: “Nosso trabalho tem sido garantir o apoio para que os sindicatos consigam realizar essas feiras. Além da importância do evento para a nossa economia, nos sabemos que um evento assim mexe com comércio local, gera negócios e movimenta a economia em todas as esferas, e é disso que a gente está precisando no interior do nosso estado”, afirmou.
A Exposição Agropecuária é uma parceria do Sindicato Rural de Colmeia com o Sistema FAET/Senar/Sindicatos, Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços, Secretaria Estadual do Turismo, Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE), Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (PICS) e do Governo do Tocantins.