Um avião monomotor roubado no Maranhão foi encontrado abandonado em uma lavoura na zona rural de Natividade, região central do Tocantins, nesta quarta-feira (2). De acordo com a matrícula da Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave está no nome do prefeito da cidade maranhense Senador Alexandre Costa, Nilo Tayrone Arouche Amorim (Republicanos).
Segundo a Polícia Militar, o responsável por uma fazenda percebeu a presença incomum do avião em sua propriedade e entrou em contato com a polícia. A PM informou que, segundo informações preliminares, a aeronave havia sido roubada por quatro criminosos armados no Maranhão.
De acordo com a Polícia Militar, o policiamento na região foi reforçado e buscas estão sendo realizadas para encontrar os suspeitos.
O g1 solicitou informações sobre o caso à Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas não teve resposta até a publicação da reportagem.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/L/r/fITTF4QRiMUHHy9yRcMQ/whatsapp-image-2025-07-02-at-14.25.39-1-.jpeg)
O avião monomotor roubado no Maranhão é encontrado em lavoura no Tocantins — Foto: Ascom Polícia Militar/Divulgação
Roubo de aeronave
O avião monomotor foi roubado por homens encapuzados na cidade de Presidente Dutra (MA) na manhã desta quarta-feira, segundo o g1 Maranhão. A aeronave se preparava para fazer um voo para Picos (PI), quando os suspeitos abordaram o piloto na pista de decolagem e fugiram no avião.
A Polícia Civil do Maranhão informou que parte dos criminosos teria levado o piloto amarrado dentro de um carro para um povoado na zona rural de TunTum (MA), que fica a 365 km da capital maranhense.
Conforme a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião com prefixo PTZUZ foi fabricado em 2010 e pertence, desde novembro de 2023, ao prefeito de Senador Alexandre Costa. No cadastro, o monomotor não tem permissão para táxi aéreo.
Por Stefani Cavalcante, g1 Tocantins