Começa nesta quarta-feira, 08/10, no Parque de Exposições João Damasceno de Sá, em Pedro Afonso, recebe a primeira edição do Conecta Agro 2025, feira que substitui a tradicional Festsoja e a Exposição Agropecuária do município.
Com o tema “Da terra à tecnologia, o Agro que transforma”, o evento busca fortalecer a integração entre inovação, conhecimento e tradição rural, promovendo negócios, palestras, rodeio e atrações culturais.
Segundo a presidente do Sindicato Rural, Simone Sandri, a expectativa é de atrair cerca de 10 mil visitantes “O evento é um ponto de encontro de ideias, pessoas e oportunidades, Das palestras às demonstrações de inovação, o Conecta Agro mostra que o setor é forte, moderno e cada vez mais conectado”. Destacou a presidente
A abertura será com a missa campal de Nossa Senhora Aparecida, celebrada pelo padre João Neto e o Coral Ministério da Música Sertaneja. Em seguida, o público poderá acompanhar o desfile e a escolha da Garota Conecta Agro, e, encerrando a noite, um show de Zé Vianna & Gabriel. Na quinta-feira, 9, o público acompanhará o início do rodeio e show de Humberto & Ronaldo.
A agenda técnica do Agro Forte, marcada para sexta, 10 e sábado, 11, reúne especialistas em produtividade, mercado, meio ambiente e inovação.
Na sexta, às 9h, Marcos Maciel apresenta “O uso do projeto de linha para o aumento de lucratividade e eficiência operacional”, palestra dedicada a práticas de planejamento de cultivos e manejo que visam reduzir custos e melhorar desempenho. Em seguida, Adilson Santos fala sobre “O aumento da produtividade começa na melhor escolha soja/milho”, tema que aborda seleção de híbridos, janelas de semeadura e manejo de solo para ganho de produtividade.
À tarde, Cledson da Rocha Lima tratará da “Regularização ambiental no Estado do Tocantins”, com orientações sobre licenciamento, exigências legais e medidas de conformidade e Pedro Rodrigues fará uma análise de “Cenários do mercado internacional e perspectivas para os próximos anos”, focado em tendências de demanda e preços de commodities.
A programação do turno ainda traz uma apresentação de Fátima Martins sobre o papel das mulheres no agro e, no início da noite, Beto Lima integra a grade com palestra sobre “Indústria e Comércio”. Às 19h, Aldo Rebelo encerra a sexta com “O Brasil na geopolítica ambiental”, relacionando agenda ambiental, políticas públicas e pressões internacionais sobre o setor produtivo.
O sábado é focado no público feminino e nas novas gerações: Renata Alvarenga aborda “O poder da comunicação assertiva”, voltada a técnicas de comunicação e liderança e a secretária da agricultura do Tocantins, Francisca Marta, trata de “Mulheres e a agricultura familiar”. No mesmo dia haverá um talk show com Simone Sandri, Maria Cândida, Francinete Santos e Inara Machado, além de show de Dayanna.
Ao longo do fim de semana o público acompanhará a Feira da Colheita, oficinas promovidas por jovens do IFTO, rodadas de negócios e provas equestres, com encerramento do rodeio e show de Vitor & Luan.
Com expectativa de atrair cerca de 10 mil visitantes, o Conecta Agro visa estimular parcerias e disseminar conhecimento técnico. ”O evento é um ponto de encontro de ideias, pessoas e oportunidades, Das palestras às demonstrações de inovação, o Conecta Agro mostra que o setor é forte, moderno e cada vez mais conectado”. Diz a presidente do Sindicato, Simone Sandri.
O Conecta Agro é uma realização do Sindicato Rural de Pedro Afonso e Região (SIRPAR), com apoio do Sistema FAET/SENAR/Sindicatos, Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (COAPA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Secretaria Estadual do Turismo, do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE), Prefeitura Municipal de Pedro Afonso e Governo do Tocantins.
Por Ascom Sistema Faet Senar Tocantins.