A Frísia Cooperativa Agroindustrial promoveu, na última terça-feira, 7, em parceria com a Massey Ferguson, um dia de campo voltado à capacitação técnica em plantabilidade, tema essencial para o aumento da produtividade e o uso eficiente de insumos nas propriedades rurais. O treinamento foi realizado na Fazenda Produtiva, em Pium, na propriedade do cooperado Agostinho/Agni, e reuniu produtores e equipes técnicas da região.
Durante a programação, os participantes aprofundaram conhecimentos sobre regulagem, manutenção e boas práticas de semeadura, com foco em reduzir falhas no plantio e promover uma emergência mais uniforme das lavouras.
De acordo com Moacir Oliveira, coordenador comercial da Frísia no Tocantins, a capacitação é estratégica para o início de cada safra e reforça o papel da cooperativa em apoiar o desenvolvimento técnico dos produtores. “A importância desse treinamento é muito grande, porque um dos principais insumos de qualquer agricultor é a semente. Por isso, é essencial associar o maquinário às técnicas corretas de plantio. Não adianta ter uma semente de alta qualidade sem uma boa plantabilidade. Esse equilíbrio é o que garante um plantio uniforme, e traz uma safra mais regular e satisfatória”, destacou Moacir.
Entre os participantes, o cooperado Rafael Staniszewski ressaltou que o conhecimento técnico é decisivo para o sucesso da safra no Tocantins.“Com as particularidades de clima e solo no Estado, é necessário buscar o máximo de informações sobre a plantabilidade para que possamos alcançar bons resultados de produtividade”, afirmou.
Ele também destacou a importância do suporte técnico oferecido pela cooperativa.“É de extrema necessidade o conhecimento e as informações que os técnicos nos trazem. As atualizações e o acompanhamento da equipe da Astec se refletem diretamente em eficiência e rentabilidade na lavoura”, completou Rafael.
A iniciativa faz parte das ações da Frísia voltadas à capacitação técnica e ao fortalecimento do cooperativismo no Tocantins, estimulando o uso eficiente de recursos, a troca de experiências entre cooperados e o desenvolvimento sustentável das propriedades.
Por Kiw Assessoria de Comunicação.