Especialistas destacaram a previsão de atuação do fenômeno El Niño ao longo do segundo semestre de 2026
Na última sexta-feira (3), cooperados, técnicos e colaboradores da Frísia Cooperativa Agroindustrial participaram de uma apresentação on-line promovida pela Fundação ABC sobre as perspectivas climáticas para o Tocantins. O encontro reuniu informações sobre as condições previstas para os próximos meses e seus possíveis impactos no planejamento da safra 2026/2027.
Durante a apresentação, os especialistas destacaram a previsão de atuação do fenômeno El Niño ao longo do segundo semestre de 2026, com maior intensidade entre novembro e janeiro. O fenômeno é caracterizado pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial.
Segundo a equipe técnica da Fundação ABC, este episódio de El Niño apresenta características que merecem atenção. O rápido aquecimento observado na superfície do Pacífico despertou o interesse da comunidade científica e ainda gera discussões sobre sua intensidade, evolução e resposta da atmosfera. Esses fatores podem influenciar o comportamento das chuvas e das temperaturas, exigindo atenção no planejamento das atividades da safra 2026/2027.
Para o Tocantins, a atualização climática divulgada no fim de junho indica maior probabilidade de chuvas acima da média em agosto e setembro, seguida por maior probabilidade de precipitações abaixo da média entre outubro e dezembro de 2026. Como referência, a média histórica registrada pela estação meteorológica do INMET em Palmas é de aproximadamente 1 mm em agosto, 27 mm em setembro, 134 mm em outubro, 257 mm em novembro e 318 mm em dezembro. A previsão também indica temperaturas acima da média nesse período, condição que pode dificultar o estabelecimento inicial das culturas de verão.
As projeções reforçam a importância do monitoramento contínuo das condições climáticas para apoiar decisões relacionadas à intensificação de cultivos, escolha de genótipos, época de semeadura, população de plantas, manejo fitossanitário em contraponto com as altas temperaturas e risco de déficit hídrico na safra 20026/27. Nos próximos meses, também estão previstas reuniões com produtores e assistentes técnicos para discutir estratégias que permitam maximizar o desempenho dos principais sistemas de produção agropecuária da Frísia Tocantins.
“O clima é um dos principais fatores que influenciam o desempenho da safra e, por isso, acompanhar essas projeções é fundamental para o planejamento do produtor. A parceria com a Fundação ABC nos permite levar aos cooperados informações técnicas atualizadas e confiáveis, que contribuem para decisões mais assertivas, desde o planejamento da semeadura até o manejo da lavoura ao longo do ciclo produtivo.”, destaca Marcelo Cavazotti, gerente executivo da Frísia no Tocantins.
Parceira da Frísia, a Fundação ABC, por meio do Departamento de Engenharia de Biossistemas, desenvolve pesquisas e estudos voltados ao aprimoramento dos sistemas de produção. O objetivo é gerar informações técnicas que apoiem a tomada de decisão dos cooperados e contribuam para uma agricultura cada vez mais eficiente, sustentável e resiliente às condições climáticas.
Por Yuri Felipe Sousa, Antonio do Nascimento Oliveira e Rodrigo Yoiti Tsukahara (Fundação ABC)/Ascom


















