O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para todo o estado. O aviso é valido para este domingo (18) e vai até às 10h de segunda-feira (19). Durante esse período podem ser registradas chuvas com volumes de 50mm/h a 100mm/h.
O alerta laranja, que representa perigo, é válido para todo o estado. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Os ventos intensos podem chegar a 100 km/h.
Confira a previsão para as principais cidades:
Em Palmas, neste domingo a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas pela noite. A temperatura máxima será de 32 graus e mínima de 23. Na segunda-feira (19) a manhã começa com chuvas isoladas que devem se repetir ao longo do dia e se intensificam a noite, com temperatura máxima de 28 graus.
Já em Araguaína, no norte do estado, a noite será chuvosa com trovoadas isoladas. A temperatura máxima será de 31 graus e mínima de 23. A segunda-feira deve ser de chuva forte já nas primeiras horas do dia e o clima se mantém até a noite com temperatura mínima de 24 graus e máxima de 30.
Gurupi também terá queda nas temperaturas com chuvas e trovoadas isoladas, a mínima é de 23 graus e máxima de 32. Na segunda-feira a previsão se repete com chuvas ao longo do dia e pancadas mais intensas a noite. A temperatura máxima será de 30 graus e mínima de 24.
Cuidados durante os alertas
Durante os alertas é preciso ter atenção para evitar acidentes. O Inmet orienta que:
- Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Para obter mais informações e em caso de emergência ligue para a Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cuidados durante a rede elétrica
A Energisa Tocantins também sempre divulga informações sobre segurança relacionadas à rede elétrica em momento de fortes chuvas. Seguem algumas das orientações compartilhadas:
- Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
- Nunca utilize aparelho conectado à tomada durante temporais;
- Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
- Sempre que puder, aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
- Não utilize chuveiro elétrico (secador, chapinha etc);
- Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
- Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
- Não fique embaixo de árvores ou próximo a torres;
- Se estiver dentro de um carro, feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
- E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados.
Para evitar problemas com a rede elétrica, ações preventivas são executadas antes do início do período chuvoso, com a manutenção de mais de 22 mil estruturas e obras de melhorias, conforme a Energisa. Além disso, todo o sistema elétrico do estado é monitorado por meio do Centro de Operação Integrado. A distribuidora informa que qualquer problema com rede elétrica, a orientação é acionar a Energisa por meio do 0800 721 3330 ou pelos canais de atendimento digital.