O Tocantins ganha a partir desta terça-feira, 10, um Terminal Rodoferroviário. A estrutura será inaugurada às 11 horas pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, governador Wanderlei Barbosa, e o prefeito de Alvorada, Paulo Antonio, entre outras autoridades. Localizado na altura do quilômetro 745 da rodovia BR-153, em Alvorada, região sul do Estado, o Terminal é primeiro criado após a conclusão da Ferrovia Norte-Sul e destina-se ao armazenamento e transbordo de grãos como soja e milho.
Com capacidade de 1,5 milhão de toneladas por ano, o terminal está conectado à Ferrovia Norte-Sul e conta com uma pista ferroviária que permite o carregamento de até 12 vagões por hora e até 120 vagoes por dia. As operações do terminal serão uma alternativa logística para a economia agrícola do estado do Tocantins, escoando as mercadorias até o Porto de Santos (SP) e, assim, colocando a região na rota de exportação do país.
O terminal é conectado à Ferrovia Norte-Sul, sob concessão da concessionária Rumo em parceria com a cooperativa de agronegócio CHS, que liga os estados do Tocantins, de Goiás, de Minas Gerais, do Mato Grosso e de São Paulo ao Porto de Santos, abrangendo quatro das cinco regiões do país.
Por T1 Notícias.