Por Stefani Cavalcante, g1 Tocantins
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para todo o Tocantins. As chuvas podem ter volume de água que varia de 20 a 30 milímetros por hora. O aviso vai até esta terça-feira (2), às 10h.
O alerta amarelo representa perigo potencial, segundo Inmet. Nesse período os moradores devem ter atenção em casos de rajadas de ventos e uso de aparelhos conectados à tomada durante queda de raios.
Tocantins tem alerta amarelo para chuvas intensas — Foto: Reprodução/Inmet
Conforme o Instituto, mesmo com as orientações há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Chuvas em março
Segundo a meteorologista, Elizabete Ferreira, em março Palmas teve um volume de chuvas acima do esperado. A previsão era de 264 milímetros, mas a capital registrou 325 mm. Já em outras cidades como Peixe e Porto Nacional houve uma queda no volume de chuvas.
Entre os dias 25 à 31 de março, a região norte foi a que mais registrou chuvas, com volumes de 60 a 120 milímetros. O meteorologista, Francisco de Assis Diniz, ainda informou que na região central chegou a chover de 50 a 60 milímetros e na região sul, de 30 a 40 milímetros.
Previsão do Tempo
Em Palmas, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas nesta terça-feira (2). A temperatura máxima será de 32 ºC e mínima de 22 ºC.
No norte do estado, em Araguaína, também deve cair chuva durante todo o dia. A temperatura mínima será de 24 graus e máxima de 30.
Já em Dianópolis a temperatura máxima deve ser de 29 graus com possibilidade de queda e mínima de 22 graus. No município é espetado pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.
Orientações
Tocantins registra altos índices de raios — Foto: Divulgação/Energisa
A seguir a Energisa Tocantins fornece mais orientações sobre como se proteger durante tempestades:
– Evite contato com objetos de estrutura metálica, como fogões, geladeiras e torneiras, que estejam ligados à eletricidade.
– Se estiver dentro de um carro durante uma tempestade, permaneça no veículo, pois oferece excelente proteção contra raios.
– Evite tomar banho durante tempestades, pois há risco de choque elétrico em caso de raios na rede elétrica.
– Desconecte todos os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos das tomadas.
– Durante uma tempestade, ao utilizar telefone fixo ou celular enquanto estiver carregando, um raio pode atingir as linhas de energia e telefonia na rua, causando sobrecarga na rede. Desligue o aparelho para evitar choques.
– Evite locais abertos e superfícies planas, como campos de futebol, piscinas, rios ou mares. Se o seu corpo estiver no ponto mais alto da superfície, pode atrair um raio e sofrer uma descarga. Procure abrigo em um local seguro, mas não se esconda debaixo de árvores.
– Não manipule equipamentos conectados à tomada, antena ou rede telefônica.
– Em caso de fios elétricos partidos ou caídos na rua, mantenha distância.
– Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 19
A Energisa recomenda ainda que os clientes comuniquem ocorrências envolvendo a rede elétrica por meio dos seus canais de atendimento: por telefone, discando para o número 0800 721 3330; através do aplicativo Energisa On, disponível tanto na Google Play quanto na App Store; pela Agência Digital no site energisa.com.br; e via atendente virtual pelo WhatsApp (Gisa) acessível em www.gisa.energisa.com.br.