A partir de abril, agricultores familiares têm acesso à consulta dos produtos que podem garantir bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), uma importante ferramenta de apoio para a agricultura nacional
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou a lista de bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), que estará em vigor de 10 de abril a 9 de maio. Neste mês, os produtores de malva (juta) do Amazonas são os novos beneficiados, além de outros 15 produtos em diferentes estados do Brasil.
Os maiores descontos foram registrados para os produtores de batata no Rio Grande do Sul, com um bônus de 65,88%, seguido pela raiz de mandioca no Rio de Janeiro, com 61,69%, e a castanha-de-caju no Piauí, com 53,31%. O feijão caupi no Amapá também terá um desconto significativo de 47,38%, enquanto a raiz de mandioca no Espírito Santo contará com abatimentos de 45,63%. A castanha-de-caju na Paraíba terá um bônus de 41,48%.
Além dos produtos mencionados, o programa abrange uma variedade de culturas, permitindo que agricultores de açaí (Acre), de banana (Alagoas e Ceará), de batata (Goiás), de batata-doce (São Paulo), de cará/inhame (Paraná), de castanha-de-caju (Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte), de cebola (Rio Grande do Sul e Santa Catarina), de erva-mate (Santa Catarina), de feijão (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal), de feijão-caupi (Tocantins, Bahia e Mato Grosso), de manga (Bahia), de maracujá (Bahia e Minas Gerais), de mel de abelha (Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul), de raiz da mandioca (Alagoas, Pernambuco e São Paulo), e de trigo (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul).
A portaria com os valores do bônus mensal é publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O PGPAF é ativado sempre que o preço de mercado dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia, com base nos custos de produção elaborados pela Conab.
O objetivo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) é financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção e beneficiamento no meio rural, promovendo o desenvolvimento das comunidades agrícolas. Para acessar a lista completa dos produtos neste mês e percentuais de bônus.
Por Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).