sexta-feira, 05 de dezembro de 2025.
  • HOME
  • QUEM SOMOS
  • VÍDEOS
  • ARTIGOS
  • CONTATO
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Instalação de Plugin : Ícone do carrinho precisa WooCommerce plugin para ser instalado.
  • Login
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Agricultura Familiar
  • Política
  • Economia
  • Inovação
  • Estadual
  • Nacional
Sem resultados
Ver todos resultados
Tocantins Rural
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Agricultura Familiar

Companhias miram pequeno produtor com marketplaces

por Yuri Felipe Sousa - Jornalista
em: 19/11/2024 11:47
Cat.: Agricultura Familiar
A A
Companhias miram pequeno produtor com marketplaces

Francisco Martinez: operações de crédito do Broto atreladas a compras. (Foto: Divulgação/Broto).

CompartilharCompartilhar

As empresas do setor agropecuário estão cada vez mais migrando seus negócios do ambiente presencial para o ambiente virtual quando o objetivo é vender. Os marketplaces fazem parte do dia a dia dos agricultores, e não só para comprar produtos , mas também para a tomada de créditos e financiamentos, em um movimento que cresce desde a pandemia, que acelerou a digitalização do setor.

O Broto, plataforma digital de agronegócio do Banco do Brasil, movimentou R$ 2 bilhões em negócios entre novembro de 2023 e de 2024. Desde o início da operação, em 2020, o movimento já soma R$ 7,9 bilhões. O marketplace reúne cerca de 800 empresas, e há hoje cerca de 23 mil anúncios ativos em 19 categorias de produtos e serviços.

LEIA TAMBÉM

Agricultura familiar de Palmas será impulsionada com R$ 20 milhões para construção de poços artesianos

Povos indígenas recebem oficina e orientação para acessar PNAE e PAA e fortalecer a segurança alimentar

Segundo Francisco Roder Martinez, diretor-executivo do Broto, o pódio nos negócios é ocupado por tratores, insumos e serviços. “No último ano, foram realizadas 1.987 operações de crédito no Broto, todas elas atreladas à aquisição de algum produto anunciado em nosso marketplace.”

Em 2025, o Broto vai lançar um clube de assinaturas para conectar o produtor às melhores ofertas e soluções. Além disso, há um piloto em fase de teste para digitalizar a operação de barter.

Lançado em 2023, o E-agro, marketplace do Bradesco, também busca atingir essa parcela de produtores cada vez mais “digitais”. Em menos de dois anos, a plataforma tem 40 mil usuários cadastrados que buscam crédito, máquinas e insumos.

O E-agro atende produtores de todos os portes, porém a demanda é consideravelmente maior entre pequenos e médios. Os produtores das regiões Sudeste e Sul são os que demonstram mais interesse pelas soluções oferecidas, afirma Nadege Saad, diretora do E-agro.

“De janeiro a setembro, geramos quase R$ 500 milhões em oportunidades de negócios para os parceiros”, diz ela. E a expectativa é dobrar esse volume até o fim de 2024, “com grande contribuição das linhas de crédito rural do ano-safra 2024/25”, acrescenta.

Empresas de conectividade também apostam em marketplaces. A Sol, do grupo RZK, lançou uma loja virtual em outubro para facilitar a aquisição de serviços de conectividade rural. A iniciativa também é voltada aos pequenos agricultores, já que muitas vezes “o grande [produtor] demanda um atendimento presencial e um especialista exclusivo”, afirma Sonia Proença, diretora comercial da Sol.A ‘loja Sol’ vende online o que já é negociado presencialmente pela equipe de campo. “Isso nos leva para áreas que ainda não foram exploradas”, diz. A meta da companhia é atingir 3.500 novos produtores rurais.

O marketplace vende seis soluções, com destaque para inteligência climática. Segundo Proença, os planos oferecem desde serviços básicos por preços mais acessíveis até pacotes completos que exigem mais investimento por parte do produtor.

Na companhia de fertilizantes Cibra, a aposta é na integração entre o físico e o digital. Sua assistente virtual, ‘Cibele’, é uma espécie de “engenheira agrônoma” que auxilia os agricultores na busca de produtos. A negociação pode ser concluída online ou presencialmente com a equipe de vendas, de acordo com Kelly Nakaura, diretora de comunicação, marketing e produtos da Cibra.

Na empresa, cerca de 30% das transações passam por alguma das plataformas em algum momento da compra de produtor, seja no CibraStore, via ‘Cibele’, ou nos marketplaces parceiros, como Agrofy, E-Agro, ClubeAgro e Broto. “Se considerarmos também as “lojas” das revendas nesses mesmos marketplaces, o percentual aumenta significativamente”, diz.

O CibraStore foi lançado em 2020 e contribuiu com o crescimento de 16% no volume de vendas da empresa no primeiro ano de funcionamento. Em 2021, o incremento foi de 20%, influenciado também pela criação da engenheira agrônoma virtual. “Em 2022, entramos nos marketplaces do agro, que contribuíram para o resultado de crescimento de 60% em vendas”, afirma Kelly Nakaura.

Por Globo Rural.

Tags: Agriculturaagricultura familiarMarketplacesPequeno Produtor
Anterior

PIB da agropecuária deve cair em 2024 e retomar crescimento em 2025

Próximo

CNA divulga balanço de 2024 e perspectivas do agro para 2025 no dia 11 de dezembro

Yuri Felipe Sousa - Jornalista

OUTRAS MATÉRIAS

Agricultura familiar de Palmas será impulsionada com R$ 20 milhões para construção de poços artesianos
Agricultura Familiar

Agricultura familiar de Palmas será impulsionada com R$ 20 milhões para construção de poços artesianos

05/12/2025
Povos indígenas recebem oficina e orientação para acessar PNAE e PAA e fortalecer a segurança alimentar
Agricultura Familiar

Povos indígenas recebem oficina e orientação para acessar PNAE e PAA e fortalecer a segurança alimentar

04/12/2025
Gurupi começa mapeamento da Agricultura Familiar 2026 para garantir produtos à rede municipal de ensino
Agricultura Familiar

Gurupi começa mapeamento da Agricultura Familiar 2026 para garantir produtos à rede municipal de ensino

03/12/2025
Com o Mesa Farta, Estado distribui kits de hortifrúti e sementes a 42 mil agricultores familiares
Agricultura Familiar

Com o Mesa Farta, Estado distribui kits de hortifrúti e sementes a 42 mil agricultores familiares

01/12/2025
Descoberta a planta de cobertura que aumenta a produtividade da soja em 17%
Agricultura Familiar

Valorização dos trabalhadores rurais vira tema de redação do Enem na Grande Belém

01/12/2025
Sucessão familiar e mudança de cultura estimuladas pelo Senar transformam propriedade rural em Araguatins
Agricultura Familiar

Sucessão familiar e mudança de cultura estimuladas pelo Senar transformam propriedade rural em Araguatins

19/11/2025
Próximo
Plantio terá que ser preciso para não comprometer os resultados da safra 2024/25

CNA divulga balanço de 2024 e perspectivas do agro para 2025 no dia 11 de dezembro

Histórico: Tocantins projeta 1,5 milhão de hectares cultivados e 12% de crescimento na produção de soja, destacando-se no cenário nacional

Histórico: Tocantins projeta 1,5 milhão de hectares cultivados e 12% de crescimento na produção de soja, destacando-se no cenário nacional

Tocantins tem eleito o melhor fornecimento de energia das regiões Norte e Centro-Oeste do país

Mais de 148 mil famílias tocantinenses podem ter descontos na conta de energia; saiba como ser beneficiado

+ LIDAS

Confira a programação da Expoara 2024

Confira a programação da Expoara 2024

23/06/2025
Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros durante assalto em fazenda; criminosos fogem com carros e reféns

Filho de ex-prefeito é assassinado a tiros durante assalto em fazenda; criminosos fogem com carros e reféns

24/10/2025
Endividado, megaprodutor do Tocantins paralisa pagamento aos credores

Endividado, megaprodutor do Tocantins paralisa pagamento aos credores

23/06/2025
Calendário de eventos agro no Tocantins: Confira as principais feiras, exposições e festas ao longo de 2025

Calendário de eventos agro no Tocantins: Confira as principais feiras, exposições e festas ao longo de 2025

30/06/2025
Confira a programação da 49ª Expo Gurupi

Confira a programação da 49ª Expo Gurupi

23/06/2025

LEIA TAMBÉM

ZEE-TO avança com diálogo e recebimento de propostas da sociedade

ZEE-TO avança com diálogo e recebimento de propostas da sociedade

30/06/2025
Chuva negra: por que ela é uma ameaça real à produção de alimentos

Chuva negra: por que ela é uma ameaça real à produção de alimentos

23/06/2025
Tocantins sedia seminário internacional da ONU sobre sustentabilidade agropecuária com presença do embaixador da Suiça

Pedidos de recuperação judicial no agro aumentam 32% no 2º trimestre

30/09/2025
Preço do azeite pode cair em 2025, mas de quanto será a redução?

Preço do azeite pode cair em 2025, mas de quanto será a redução?

23/06/2025

SOBRE

Tocantins Rural
Tocantins Rural

O objetivo desse site é fazer com que o produtor, o lojista, o pesquisador e o investidor fiquem bem informados sobre o que acontece no Tocantins quando o assunto é agronegócio e agricultura familiar.

EDITORIAS

  • Agricultura
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Estadual
  • Inovação
  • Meio Ambiente
  • Nacional
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Política

INSTITUCIONAL

  • Quem Somos
  • Acervo
  • Média Kit
  • Contato

ATENDIMENTO

Segu-Sex: 08h-18h
(63) 98447-6190
[email protected]

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Artigos
  • Destaques
  • Inovação
  • Estadual
  • Agricultura Familiar
  • Economia
  • Agricultura
  • Pecuária
  • Pesca e Aquicultura
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Nacional
  • Vídeos

© 2023 Tocantins Rural - Notícias do meio rural.